quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Perdoa se peço demais

"Como diz a filósofa Pamela Hieronymi, "Um mal passado contra ti, que fica na tua história sem um pedido de desculpa, expiação, retribuição, castigo, restituição, condenação, ou outra coisa qualquer que o faça reconhecer como errado, quer dizer algo. Diz que, na prática, tu podes ser tratado dessa maneira, e que tal tratamento é aceitável." Isto é um dos propósitos dos pedidos de desculpa - reparar o status da vítima. Se me empurras e eu não digo nada, estás a tirar-me a dignidade. Um simples "peço desculpa" pode fazer maravilhas, porque estás a mostrar respeito por mim como pessoa; estás a reconhecer a mim, e possivelmente outros, que não é aceitável fazeres-me mal sem uma causa. Se não dizes nada, estás a enviar uma mensagem bastante diferente. Sem um pedido de desculpas, eu posso ser tentado a recuperar o meu status através de retaliação. Se me empurras e eu te empurro como resposta, eu mostrei que sou um homem que deve ser reconhecido, o que fará com que, no futuro, seja menos provável magoares-me. Mas isto funciona apenas se souberes quem te empurrou e porquê. (Se pensas que foi outra pessoa, ou que eu o fiz por sem querer, então falhei.)"

Tradução livre de um excerto do livro "Just Babies: The Origins of Good and Evil", de Paul Bloom.

Pedir desculpa nem sempre é fácil, mas pode fazer maravilhas. Pedir desculpa não cura o mal que foi feito, mas alivia. É perceber que o foi feito foi mau e, mais do que melhorar o estado da pessoa lesada, é uma aprendizagem para o futuro de quem faz mal. Desculpas sinceras, na altura certa, podem fazer pequenos milagres.
Para mim, um pedido de desculpas feito com consciência é capaz de curar tudo. Para muitos, é apenas o começo de um período de luto, que eventualmente terminará. Seja qual dos efeitos que provoque, acho que um dos sinais máximos de inteligência é saber pedir desculpa e, acima de tudo, sentir as desculpas que são pedidas.

Peço desculpa pelo título.

11 comentários:

  1. A parte q mais gostei foi mesmo da última frase =)

    ResponderEliminar
  2. E eu que pensava que ias falar dos anjos :-P
    Concordo contigo! Um pedido de desculpas consciente não apaga o mal, mas pode cura-lo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em última análise, até pode servir de aprendizagem para ambas as pessoas.

      Eliminar
  3. É difícil pedir desculpa não só por uma questão de orgulho mas também por incapacidade de perceber se um pedido de desculpa encaixa ali. Ou seja, a pessoa faz o mal mas nem se apercebe que o fez, ou não o percebe como errado. Às vezes não sei se devo perdoá-la porque ela não fez o mal com consciência, ou se, pelo contrário, devo recriminá-la por não ter tido consciência do mal que me causou. Tough call.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. Uma pessoa só pode pedir verdadeiras desculpas quando sabe porque o tem que fazer e, no mínimo, entende o porquê do que fez ter afectado outra pessoa. É uma situação complicada, no que toca a perdoar. O facto da pessoa não ter consciência do que fez não quer dizer que não magoe, mas também cabe ao lesado mostrar que não gostou da atitude. E, exposto o problema, então aí não há desculpas para não haver desculpas.
      Tudo tem que ser falado e, em muitos casos, bem esclarecida a situação, acabam por ser ambas as pessoas a perceber erros de ambos, e saem dois pedidos de desculpa pelo preço de um.

      Eliminar
  4. Funciona sim, voce esta certo. Mas ha coisas que se quebram no coracao e nao ha desculpas que amende. Melhor ainda e pensar antes de fazer. Eu raramente acredito que as pessoas fazem as coisas sem intencao. Todo mundo tem uma "agenda" nesse mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acredito que, se o pedido for sincero, pode sempre ajudar a curar. Pode não ser suficiente, mas faz algo. Mas, claro, perdoar é diferente de esquecer.
      E eu acredito que as pessoas possam fazer as coisas sem intenção. Aliás, as pessoas podem magoar quando pensam que estão a fazer a melhor das coisas. Ninguém está na cabeça de ninguém, e raramente podemos prever com 100 % certeza os resultados de uma acção que façamos. Podemos pensar que estamos a fazer o melhor, e acabamos por fazer o pior. É a altura em que a intenção tem que contar.
      Quase todo o mundo tem uma agenda. Mas existe esse quase :)

      Eliminar
  5. Um pedido de desculpa por vezes pode ajudar a sarar...mas quando a situação é grave, é preciso mais que a palavra...os gestos de quem quer perdão. Soa a dramático...mas é verdade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade sim. Um pedido de desculpa pode ser tudo, ou então pode ser o primeiro penso que se põe numa grande ferida. Uma coisa má pode acontecer exclusivamente por causa de uma pessoa, mas reparar o que se sente tem que ser um esforço de duas.

      Eliminar

Aceitam-se pires de amendoins.