sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Sentimentalices e como as minhas lágrimas andam contra a corrente

Não sou, de todo, uma pessoa chorona. Solto as minhas raras lágrimas quando tenho que soltar. Não é que seja insensível, simplesmente não expresso muito a tristeza ou o excesso de emoção sob a forma de lágrimas.
Acontece que, em qualquer grupo casual de pessoas, mais cedo ou mais tarde vem à baila a conversa do "chorei neste filme/livro". Frequentando diferentes grupos casuais, tendo tido acesso a diferentes conversas, venho a reparar que a única cenaa que me fez soltar uma lagriminha é algo que passa ao lado de, aparentemente, toda a gente (ou, pelo menos, toda a gente do meu universo de estudo).

Vou deixar de lado os clichés do Marley, do Sirius, da irmã da miúda com leucemia, da Paula Allende... Até porque nenhuma dessas personagens, por muita emoção que me possa ter causado, mexeu com a nível das águas dos meus olhos. 

Algures na saga "Harry Potter", precisamente no livro em que o padrinho do puto da cicatriz morre (cena que levou muita gente às lágrimas), há uma coisa bem mais pequena mas que a mim me marcou. Nunca ninguém fala nela, não aparece nos filmes e nunca ninguém se lembra.
A dada altura, Neville Longbottom visita os seus pais, mentalmente insanos devido a torturas mágicas, num hospital. Estes nem o reconhecem, na sua doidice e, quando ele se preparava para partir, a sua mãe dá-lhe o papel de um rebuçado. A avó diz para o rapaz deitar o objecto fora, mas ele guarda-o no bolso.
Bam! Em cheio nos sentimentos!

14 comentários:

  1. No outro dia bati com o dedo mindinho do pé na esquina de um móvel e chorei como uma menina pequenina. Cada um lá sabe das suas lágrimas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que, com essa, toda a gente chora. Mas a cena bate mais em cheio nos sentidos no que nos sentimentos...

      Eliminar
  2. Para mim personagem que envolveu grandes sentimentos no Harry Potter foi o Dobby sem dúvida nenhuma... morreu depois de finalmente ter alcançado a liberdade... mas sim o caso do Neville é sem dúvida legítimo em termos de lágrimas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o Dobby também é um caso interessante mas ele faz batota porque é quase um animal. E toda a gente sabe que, para a maioria dos mortais, ver uma carrada de gente a morrer é na boa, quando comparado com um cãozinho.

      Eliminar
  3. Hum.. O Harry Potter não me desperta esse tipo de sentimentos.. Não chorei em nenhum nem estive perto disso sequer..

    ResponderEliminar
  4. O que me leva às lagrimas (ou se calhar não) é o facto de constatar que não li nenhum livro do Harry Potter, e só vi o primeiro filme. Não acredito que sou assim tão esquisita, pois não?

    (pronto, se calhar sou... também nunca vi o Titanic :$)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já vi o Titanic e nem entendo como é que alguém chora SEMPRE que vê o filme...
      Quanto aos filmes do HP = cocó!

      Eliminar
  5. Não me lembrava da cena, mas ao ler o que escreveste é como se estivesse de novo a ler e a imaginar o sucedido. O Neville era um fofinho! :)
    Agora quanto a chorar com os livros Harry Potter, acho que só chorei quando o Dumbledore morreu, não me lembro de mais vez nenhuma. Quantos aos filmes, não vi, ou melhor vi o primeiro foi uma desilusão, desisti de ver os restantes. Entretanto já chorei com mais livros e filmes admito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A morte do Dumbledore deixou-me triste, mas que me lembre, a morte de uma personagem nunca mexeu comigo ao ponto do choro...

      Eliminar
    2. Eu via-o como o avô da história, aquele que está sempre lá quando precisamos...traumas da minha infância :D

      Eliminar
    3. Entendo-te. Também é a minha personagem preferida, mas não levou ao choro.

      Eliminar
  6. Eu não li o Harry Potter por ser preguiçosa...e sentimentos aliados a agua custam-me a expressar por livros...mas fico cheia de sentimentos quando acaba o pão em casa se serve de comparação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando isso acontece também há uma grande dor em mim. Compreendo-te bem. Sempre que precisares de um ombro amigo para desabafar sobre a falta de pão, já sabes...

      Eliminar

Aceitam-se pires de amendoins.