domingo, 4 de março de 2012

O sentido da inutilidade

Por vezes penso no ser humano como apenas mais uma espécie de bicho, como outras tantas neste planeta. Noutras vezes, penso que o Homem tem qualquer coisa de especial que o torna não superior, mas diferente dos outros animais. Um je ne sais quoi que nos distingue dos cães, gatos, vacas, salmonelas, pinheiros, baleias e cogumelos.

Numa dessas fases de pensamento deparei-me com o que poderá ser um indicador dessa eventual especialidade nossa: o inútil. Ao contrário do que se conhece da maiorias das espécies, o Homo sapiens é especialmente dedicado no que toca a fazer coisas completamente (aparentemente) inúteis. O nosso prazer pessoal ocupa um lugar essencial em tudo aquilo que somos. Outras espécies, essencialmente mamíferos, também se dedicam muito aos prazeres da vida, mas normalmente esses prazeres têm, quanto mais não seja, uma utilidade social e comunitária. Tanto quando o meu olho comum pode observar, o Homem parece-me a única espécie que se dedica realmente a praticar o inútil.
Não me vou pôr aqui a enumerar coisas inúteis, cada um sabe que as faz e as que faz.

Talvez seja isso que nos torna especiais, talvez seja isso que nos dê um sentido à vida - a inutilidade.

7 comentários:

  1. Isso é alguma indirecta? :p Brincadeira...

    A minha gata faz muitas coisas inúteis, e que muitas vezes dispensava que fizesse, mas ela é estranha mesmo e tende a adquirir comportamentos meus... Bem, só ainda não aprendeu a fazer tutoriais ilustrados e completamente inúteis mas com o tempo chega lá... Eheheheheh...

    Uma boa semana para ti, e aproveita o que resta do Domingo :)*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente que ela terá alguma utilidade. Muitas das brincadeiras dos gatos servem para, de certa forma, estimular os seus reflexos ou então seguem apenas o seu estilo de vida normal como dormir 500 horas por dia. E eu acho que a definição de tutorial já deve incluir a palavra utilidade, não?

      Boa semana!

      Eliminar
  2. Visto assim: há muita gente que sente completamente feliz!

    Inutilidade como Nirvana.

    (Por falar em Nirvana, já Buda dizia: "mais vale uma palavra que dê paz que mil palavras inuteis". Mas até os deuses se "enganam" tanto...)

    Gosto de vir aqui. É diferente:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há de facto inutilidades que são úteis para nos porem um sorriso na cara, mas certamente que há outras que são a mais pura inutilidade (pelo menos aparente)

      Buda, apesar de ser tão deus quanto tu e eu, dizia coisas acertadas. Quando uma pessoa se dedica a uma vida de pensamento tem umas epifanias dessas.

      Obrigado pela visita! :)

      Eliminar
  3. Se a nossa inutilidade é capaz de ser aquilo que dê sentido à nossa vida, então já tem uma utilidade. Tudo aquilo que fazemos tem um propósito, ainda que mínimo ou imbecil.
    Não acho que sejamos diferentes dos outros animais neste aspecto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso se fores uma pessoa que acredita que a vida tem obrigatoriamente que ter um sentido.
      Eu não acredito que é obrigatório a vida ter um sentido por isso a inutilidade será, em ultimo caso, sempre uma inutilidade.

      Eliminar
  4. O "se" remete para a possibilidade. Pode ser ou não. E eu estava a comentar a tua última frase.
    Eu acho que a utilidade da inutilidade é passar o tempo.

    ResponderEliminar

Aceitam-se pires de amendoins.