segunda-feira, 7 de julho de 2014

Simultaneamente

"Eu escrevo, ela escreveu, que a memória é frágil e o espaço de uma única vida é breve, passando tão rapidamente que nunca temos hipótese de ver a relação entre eventos; não podemos açambarcar as consequências dos nossos actos, e acreditamos na ficção do passado, presente, e futuro, mas também pode ser verdade que tudo aconteça simultaneamente - como as três irmãs Mora disseram, elas que conseguiam ver os espíritos de todas as eras entrelaçados no espaço."

Tradução livre de um excerto do livro "The House of the Spirits" de Isabel Allende.

É aquilo em que eu acredito, aquilo em que eu resumo a vida; a insignificância que é nascer e morrer e, pelo meio disso, tentar fazer grandes coisas que não passam de uma gota num enorme oceano... mas sem essas coisas, o oceano estaria uma gota mais pequeno, mesmo que não tenhamos a visão suficiente para notar a diferença.

7 comentários:

  1. Fazemos a diferença no nosso pequeno mundo. Uma gota pode ser suficiente para sermos melhores ou felizes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou então somos apenas um cagagésimo sem importância num universo que tem sempre a probabilidade de ser mais um cagagésimo no meio de muitos outros. Gosto de confrontar as duas hipóteses ;)

      Eliminar
    2. Há que saber ver pelos dois lados da moeda :) quero acreditar que no meu mundinho faço alguma diferença. Deixa-me ser feliz (ou inocente) assim lol

      Eliminar
  2. Uma pequena gota pode fazer transbordar um copo de água ;) Há pessoas que vêm e vão e não deixam marca, mas há outras que não, que basta a simples presença e energia para não as esquecermos mais.
    (É o meu 11 a falar ;) )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh... como tu andas... É verdade sim. Mas um copo de água não deixa de ser uma coisa pequena comparada com o mar. Se calhar o que é preciso é ser a gota radioactiva que vai contaminar todo o copo. (e toda a gente sabe que o que é radioactivo brilha)

      Eliminar
  3. É um dos meus livros preferidos... hei-de voltar a lê-lo, um dia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ficou como livro preferido, mas gostei bastante. :)

      Eliminar

Aceitam-se pires de amendoins.