quinta-feira, 5 de junho de 2014

Contemporânea clássica

A partir de que altura é que a arte contemporânea passa a ser considerada arte clássica? Quantos anos é que uma obra precisa de ter para mudar de estatuto?
Ou o conceito de "arte contemporânea" é algo que surgiu tão recentemente que ainda nenhuma peça passou pela experiência de passar a ser uma quase antiguidade.
De há quantos anos para cá é que uma coisa é contemporânea?

Tenho dúvidas.

7 comentários:

  1. Nunca tinha pensado nisso dessa forma, mas depois de ler o que escreveste, fiquei com as mesmas dúvidas... Presumo que será contemporâneo quando for, sei lá, da mesma década, talvez, mais do que isso não chamarei contemporâneo mas também não é clássico. Há algum meio termo para a coisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deve ser por aí. Warhol é considerado contemporâneo, e o senhor já se faleceu há mais de duas décadas.

      Eliminar
  2. Então não sei :) gosto de boa arte...clássica ou contemporânea não interessa. Mas é uma grande questão a que puseste. Talvez alguém de história de arte saiba responder...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jovens blogueiros, simpáticos e curiosos procuram pessoa (M/F) com formação superior em História da Arte, para esclarecimento de dúvida de elevada importância. Remuneração base: gratidão eterna; auto-congratulação.

      Eliminar
  3. O que me ri com o anúncio :D numa tarde chuvosa e sem grande coisa para fazer no trabalho já deu para rir!
    A busca encantada de alguém com formação em história de arte...não percam os próximos capítulos!

    ResponderEliminar
  4. O problema é a palavra contemporânea. Sozinha é uma coisa, com outra palavra é outra.
    Contemporânea = algo do mesmo período
    Arte contemporânea = período de arte desde a revolução francesa; corresponde também à idade contemporânea.
    Assim temos que por exemplo Paula Rego e Júlio Pomar são contemporâneos, porque vivem o mesmo período. Mas também podes dizer que estes e Almada Negreiros são artistas contemporâneos, pois fizeram as suas obras no período da arte contemporânea. O que os diferencia são os movimentos e estilos.
    E uma obra se é da arte contemporânea não passa a ser da arte clássica. Ela é definida pelo período em que surgiu e não pela sua idade.
    Não sei se ajudei... :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yeah! Grande explicação!
      Obrigado pela elucidação, Rui.
      E obrigado às pessoas do passado que não se lembraram de chamar artes mais antigas de contemporâneas, senão agora ou tínhamos que arranjar outro nome, ou tínhamos duas coisas diferentes a serem chamadas do mesmo. :P

      Eliminar

Aceitam-se pires de amendoins.