segunda-feira, 5 de maio de 2014

Até a Barack Obama

Durante o Jantar dos Correspondentes (uma cena qualquer janota dos jornalistas + Casa Branca), o senhor Barack Obama disse, em tom piadético: "O ano passado, Pat Buchanan disse que era certo que Putin ia receber o Prémio Nobel da Paz. (...) Eu sei que parece loucura, mas, para ser franco, agora dão esse prémio a qualquer um".
Sou só eu que achei a piada de extremo mau gosto? Em nem meia dúzia de frases conseguiu brincar com coisas tão importantes/sérias/graves como o estado actual da Ucrânia, o Prémio Nobel e a paz mundial. 
Sou fã de humor negro e sou o primeiro a achar piada a coisas que dão bilhete directo para o inferno, mas faz-me sempre muita confusão quando uma pessoa com importância e exposição mediática global vem a público brincar com coisas sérias. 
Uma coisa é o que se diz em casa, outra é o que se à frente do mundo (e o facto de o jantar ter sido em casa da pessoa a quem os extraterrestres vêm sempre pedir satisfações não é desculpa).

8 comentários:

  1. é o Obama... para mim isso já responde a tudo. Claro que é mau gosto mas por terras americanas muita coisa se diz, muita coisa se faz, e o resto do mundo fica de boca aberta por boas ou MÁS razões. Em relação ao Prémio Nobel da Paz confesso que já disse a mesma coisa. O Senhor é uma figura pública com grandes responsabilidades (mas ele não tem noção disso) e como se vê lida claramente muito bem com a coisa. Se calhar deveria dedicar-se mais à música... sou dessa opinião! Afinal é tudo um espectáculo para os fãs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que já muita gente disse a mesma coisa em relação ao Nobel... mas (corrige-me se estiver enganado), não és presidente de uma potência mundial. Faz alguma diferença.
      Por estas e por outras é que ser americano já começa a servir de desculpa.

      Eliminar
    2. Claro que estás enganado, obviamente que sou uma líder significante de um potência mundial fora do comum. E é óbvio que o senhor devia pedir desculpa, se calhar até pede, depois vai dizer que estava a brincar e blá blá blá. Acho que os próprios americanos já se desculpam por serem americanos. A mim dá-me mais paz nem pensar nisso. Queria ser como o Charlie Brown e ouvir certas coisas como ele ouve os adultos... Mas não vivemos uma crise política com falta de grandes líderes ? Eles vão voltar! Estou confiante!

      Eliminar
    3. Desculpa, não sabia. Será um país chamado Cartaperdistão? E sim, há que ter confiança nestas coisas das politiquices. Tivesse eu inteligência e capacidades para me chegar à frente e fazia algo por isso... como não acho que as tenho, limito-me ao meu poder de voto e à esperança.

      Eliminar
  2. Concordo plenamente...uma coisa é o que dizes entre amigos ou familia. Quando há pessoas a ouvir realmente o que dizes e fazer destas as duas próprias palavras...é um perigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E incrivelmente (ou não), a cena passou ao lado dos media. Referem-se ao bom e habitual sentido de humor mas esquece lá colocar comentadores a opinar sobre o assunto, esquece lá artigos de opinião (a não ser que os autores só sejam pagos para escrever sobre praxes).

      Eliminar
  3. Mas ele tem razão, dão o prémio a qualquer um, deram-lhe a ele sem ter feito nada por isso.
    O Prémio Nobel anda pelas ruas da amargura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, isso é verdade. A piada foi muito bem aplicada e eu achei que teve um toque muito bom de humor... o problema é ter sido dita em público. São três temas sérios que um líder (ainda por cima laureado) devia ter em consideração...

      Eliminar

Aceitam-se pires de amendoins.