quarta-feira, 30 de abril de 2014

Um susto de charme

O paranormal atrai-me. Saber que, à noite, naquele sítio se ouvem gemidos vindos do nada. Descobrir que
aquela casa está assombrada. Ouvir dizer que tal pessoa ouviu dizer que tal pessoa viu um vulto branco a passar.

A aura de mistério e de desconhecido despertam-me curiosidade; não o suficiente para me enfiar acompanhado apenas de uma lanterna numa mansão a cair aos bocados, quanto mais não seja porque, como mandam as leis da física, as lanternas falham sempre nessas alturas; mas mais do que suficiente para me fazerem vibrar levemente de excitação quando leio ou ouço falar de certas coisas. A piada adensa-se quando associo também toda a cultura "moderna" paranormal que existe desde há décadas, e é quase tão interessante ver o relato de uma história fidedigna, como ver fotografias forjadas e cenas inventadas.

Acho um certo charme ao facto de ter havido uma época em que as espiritualidades mais assustadoras estavam na moda. Que uma ida à casa de um médium era o equivalente social a ir ao cinema ou ao teatro.
E, como todas as modas acabam por voltar, espero também que um dia destes eu vista a minha melhor roupa de domingo e vá com amigos ver alguém vomitar ectoplasma. Até lá, fico com os falsos medos que, pela sua verdadeira estranheza, acabam por perder a falsidade.

8 comentários:

  1. compreendo essa curiosidade tão bem... quantas histórias de "casas assombradas" já não ouvi... Opah eu agora ando numa de tentar descobrir aqueles hotéis que fazem tipo teatro criminal interactivo e andar a descobrir assassinatos! Para a viagem a volta mundo, roteiro fantasmagórico em 200 dias, para visitar todo o tipo de casas assombradas, não tenho dinheiro... odeio ser pobre...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde é que há desses hotéis? Eu nem sabia que se fazia disso.
      E sim, havendo dinheiro e tempo, um roteiro assombrado ia ser tão bom quanto um roteiro de praias. Se calhar o ideal era misturar ambos, para não empalidecer demasiado.

      Eliminar
    2. lol estás a impossibilitar ainda mais a coisa! Praias e casas assombradas, 2 em 1, já me parecem luxos dignos de multimilionários. Eu já ouvi falar desses hotéis lá fora (Alemanha e Inglaterra) aqui não sei se há... aqui em portugal há uma coisa de "cluedo teatral" isso tenho a certeza. Tenho de investigar melhor isso!

      Eliminar
    3. Se é para sonhar, sonha-se em grande!
      Hmmm... mas cluedo não mete medo... Well, investiga e depois diz algo!

      Eliminar
  2. Pensamentos cruzados. Isto é estranho. Acabei agora de fazer um post sobre o além (o paranormal) mas só publico amanhã que não tou com paciência hoje.
    Também sempre me fascinou o paranormal, mas não fui tótó o suficiente para fazer aqueles jogos do tabuleiro.. isso tem um seu je ne sais quois mas é lá ao longe de mim. O mais que eu deixo aproximar essas coisas de mim foi no caça-fantasmas :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensamentos cruzados? Ou haverá bruxedo aqui para o meio a guiar as nossas mãos sobre o teclado? Trininini trininini trininini...
      Pois, já tentei o oui-ja mas nunca deu em nada. Se calhar porque nunca tentei com quem o tivesse jogado a sério. Mas pessoas em quem tenho confiança dizem que jogaram uma vez e não jogam nunca mais e recusam-se a estar no mesmo espaço onde alguém se lembre sequer de fingir que joga.

      Eliminar
  3. Eh pá onde é que eu já vi isto?? :-) se soubesses o que experienciei! Medo... muito medo!! Uahahaha!

    ResponderEliminar

Aceitam-se pires de amendoins.