domingo, 9 de março de 2014

"Aqui viemos parar..."

Memórias...
Momentos, pessoas...
Ao fim de oito meses, faço uma visita à cidade que foi a minha casa e a minha vida durante sete anos. Foi a maior quantidade de tempo que estive sem a ver desde 2006.
Momentos, pessoas...
As vidas, comandadas cada uma por suas forças e circunstâncias, acabaram por tomar todas os seus caminhos. Aparentemente, as relações desfazem-se ou transformam-se noutras coisas mas, ao fim de meses, para uns, de anos, para outros, vejo que afinal nada mudou. Ficou tudo guardado numa cápsula do tempo invisível que, por um dia, foi aberta. De repente, estávamos com as mesmas conversas, os mesmos dramas, os mesmos risos, as mesmas vontades, as mesmas ligações. Até as relações com as tipicidades daquela que foi outra vida se mantêm. As coisas correm mal aqui e ali, mas são aquelas coisas que fizeram parte de um passado e, no fundo, acaba por saber bem que elas ainda lá estão.
Memórias...
De locais, de coisas feitas, de sentimentos. Tudo de bom e tudo de mau aconteceu. A medo, tenta-se ultrapassar um ou outro pequeno trauma. Sem medo, deixa-se que a mente se deixe embalar por uma melancolia e nostalgia que não é má nem desconfortável.

Regressa-se de uma casa antiga para a nova que ainda não é bem casa, nem se sabe se o será. Fecha-se a cápsula e, com um sorriso, adormece-se depressa, que a noite foi longa.

4 comentários:

  1. É sempre uma mistura de nada está igual com está tudo tão igual...mexe sempre com o coração!

    ResponderEliminar
  2. Tenho grandes problemas com os conceitos de "casa" e "lar". "Home Is Where The Heart Is", não é isso que dizem ? A minha vida caracteriza-se pela palavra alemã "fernweh", saudades daquilo que está longe, do desconhecido, da aventura, da distância e do processo de descoberta (pelo menos é a minha interpretação da coisa).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim "casa" (não gosto da palavra "lar" por isso não a uso) é aquele sítio onde me sinto a 100%, onde tenho as minhas rotinas, onde sinto que tenho algumas raízes e o meu ninho. E isso demora o seu tempo...

      Eliminar

Aceitam-se pires de amendoins.