quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

A falta que os reality shows reais me fazem

Em primeiro lugar, aqui me confesso que o título tem a expressão em inglês propositadamente para ter mais uma visita ou duas. Por norma, escreveria "espectáculos de realidade", porque acho mais piada ao termo, e porque aqui no blog tenho a mania que sou engraçado.

Em segundo lugar, o tema do post.
Durante um ano trabalhei num meio que, quase diariamente (e quase mais do que uma vez por dia), envolvia uma pausa para o cigarro (eu não fumo, mas fazia a pausa na mesma, pois claro!) para convívio e partilha dos dramas diários do trabalho num hospital. Na altura, sozinho no meu grupo de não-fumadores, assistia com um meio sorriso às conversas em que raramente participava, sobre os choros, gritos, insultos, traições, amizades, amores, estupidezes, diálogos e incompetências. Tudo aquilo me interessava imenso, como demonstração das novelas reais que o ser humano comum vive mas, ao mesmo tempo, passava-me completamente ao lado porque nunca fui de me envolver ou dar valor a coisas que seriam facilmente resolvidas se toda a gente fosse mentalmente adulta em todos os campos da interacção social. No fundo, olhava para tudo aquilo como se se tratasse de um programa apresentado pela Teresa Guilherme, mas com muito mais piada e realismo (de conversas, de temas e de mamas). Desprezava tudo aquilo da mesma forma.
Actualmente trabalho num local onde ninguém fuma e o contacto social ocorre quase exclusivamente há hora de almoço, e os maiores dramas não passam de coisas relacionadas com a falta de papel na impressora, ou o facto de essa falta de papel ser secundária, já que o aparelho não funciona. É nesses momentos que sinto falta de uma boa dose de realidade em forma de espectáculo dramático.

4 comentários:

  1. eu prefiro conversas felizes com uma pitada de incoerência e loucura... mas sim um lugar de trabalho sem conversação ocasional nos breves intervalos, não é agradável... Sempre tens o meio virtual para te distrair...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah... mas nas conversas felizes falta sempre aquele drama para apicantar um bocadinho a coisa (a quem está do lado de fora, pelo menos). De resto, incoerência e loucura é algo que NUNCA falta em novelas do local de trabalho.

      Eliminar
  2. Por momentos pensei que fosses dizer que estavas com saudades da Teresa Guilherme.. Assustaste-me!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gráçadeus nunca tive grande relacionamento com ela para lhe ter saudades.

      Eliminar

Aceitam-se pires de amendoins.