sexta-feira, 27 de setembro de 2013

The perks of living alone

Há vários anos (e durante vários anos), tive o desejo de morar sozinho; saber como é viver comigo e só comigo. Entretanto o desejo passou, mas a vida encarregou-se de me fazer a vontade. Depois de anos a partilhar quarto numa residência universitária, de anos a partilhar uma casa, estou há dois meses a viver comigo mesmo num T0 (mais sozinho que isto é basicamente impossível!).
Conclusão: viver sozinho cansa. Especialmente num espaço pequeno, há toda uma série de tarefas obrigatórias para que um quarto não se transforme numa pocilga. As limpezas implicam sempre quarto, cozinha e quarto-de-banho de uma vez só. Não há ninguém que faça o favor de lavar a louça por mim de vez em quando. A porta do quarto não pode ser fechada para esconder a desarrumação quando se recebem visitas. Dada a moda da marmita ao almoço, cozinhar apenas uma refeição ao final do dia é coisa que não existe. A cama é uma ilha deserta onde me recolho quando acabo de passar a esfregona no chão (e é sempre nessas alturas que se tem muita fome, muita sede ou muita urina).

Viver sozinho tem as suas imensas vantagens, sim. Mas cansa!

14 comentários:

  1. Respostas
    1. Verdade... tão verdade...
      (Em todo o caso, nunca tive queixa das pessoas com quem partilhei quarto ou casa)

      Eliminar
  2. é verdade que tens mais que limpar, sem poder dividir tarefas, mas caramba... não há nada que chegue a morar sozinho e sossegadinho!!eu adorei a experiência de viver sozinha durante 2 anitos... :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se estivesse num T1 já teria mais espaço para o desleixo. Mas sim, não há nada que pague uma boa solidãozinha.

      Eliminar
  3. Eu acgo que o que te cansa mais não viver sozinho mas sim arrumar tudo sozinho :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é TER QUE manter tudo arrumado. Numa casa "a sério", há sempre um canto que ajuda a procrastinar.

      Eliminar
  4. depende, no teu caso, T0 é bastante aborrecido.
    eu vivo sozinho num T1, até vou mantendo tudo mais ou menos bem arrumado, problema = roupa.. sou preguiçoso a arrumar a roupa mas mesmo assim, tem dias que a casa está bastante em bom estado xD
    mas eu prefiro ter estes problemas e viver sozinho do que andar a chatear-me com outras coisas.. até porque a viver com alguém há sempre discussões sobre quem arruma o que.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora... eu estou num T0 porque não quis partilhar casa com ninguém, especialmente tendo em conta o tempo teórico que ficarei por cá (meia dúzia de meses). E é como disse anteriormente: falta espaço para preguiça.
      Quanto a discussões, nunca as tive no passado. No máximo "mandava vir" com a minha ex-colega de casa por ela lavar a minha louça e nem me deixar ajudar (enquanto interiormente pensava: ai que booooom!)

      Eliminar
  5. Cansa. Mas é muita bom não ter ninguém a buzinar-te os ouvidos, com o faz isto, faz aquilo. Não tens de aturar tretas de ninguém. E tens o teu espaço sagrado, que por muito desarrumado que esteja, é teu :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando vivia com colegas, o meu quarto sempre foi o meu espaço sagrado. De resto, tive a sorte de escolher gente decente para coabitar.

      Eliminar
  6. viver sozinho não cansa, o que cansa é ter de fazer as coisas. não as faças! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah claro... eu tenho um número infinito de pratos onde comer. E ter 5 cm de cotão no chão dá jeito, caso caia abaixo da cama.

      Eliminar
  7. Morar sozinho dá-nos uma liberdade inigualável. Eu nunca partilhei casa com amigos nem gostaria. Detesto partilhar O MEU ESPAÇO. Anyway, morei sozinha algum tempo e o que me cansava era desembolsar tanto pela renda... Guess what, fiquei desempregada nessa altura e tive de voltar para casa dos meus pais. Há pior que isto? Tenho tudo posto à frente mas não acho isso saudável. E é cansativo ter de partilhar divisões com mais duas pessoas, mesmo sendo os meus progenitores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sei o que é voltar a casa dos pais depois de tantos anos fora. Apesar de ter uma vida familiar excelente, é sempre diferente...

      Eliminar

Aceitam-se pires de amendoins.