quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O que tu não és sei eu

"Eu não sou de falar mal dos outros, mas..."

Não digo que falar mal das outras pessoas seja uma coisa boa mas, pior do que o fazer, é cair na mentira e pronunciar o começo de frase ali em acima.
Falar mal dos outros acaba por ter os seus pontos positivos. É o que nos activa as defesas, o que nos faz avaliar o próximo e, eventualmente, aprendermos com os erros e maldades dos outros. Pode também ser a maneira de aquele com quem estamos a conversar também fique a saber mais sobre nós. "Falas, falas, mas és igualzinho."
O grande problema não é falar mal dos outros, é como reagimos com as pessoas de quem falamos. Aí sim, se distingue o grau de maleficência das nossas atitudes conversatórias.

6 comentários:

  1. eu prefiro esta: "nas costas dos outros, vemos as nossas".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acontece. O problema é que há muita gente que vê as costas dos outros mas não sabe como são as suas...

      Eliminar
    2. mas em caso de dúvida, pessoas que falam mal nas costas dos outros, não são a minha companhia preferida. só porque sim.

      Eliminar
    3. Hmmm. Não acho que as pessoas devam ser discriminadas pela posição relativa das costas dos outros, quando falam desses outros. Há muito que se lhe diga no falar mal.

      Eliminar
    4. eu penso assim: se não têm pudor em falar mal dos outros nas suas costas, não terão pudor em fazer o mesmo comigo. assim sendo, não lhes dou motivos sobre o que falar. curiosamente, essas pessoas geralmente não se inibem de "falar bem" na cara daqueles que humilharam ou criticaram nas costas, o que me faz ter mais uma razão para não os querer perto de mim. para mim, chegam-me as pessoas com uma cara só.

      Eliminar
    5. Eu não tenho problemas com quem fala mal de mim nas costas. Em primeiro lugar, acho uma situação legítima. Se tens algo de mau a dizer sobre uma pessoa, vais dizê-lo a quem te é próximo, o que não será o caso da vítima. Por outro lado, uma coisa é o que dizem de mim, outra é aquilo que sou. Se alguém me julga por aquilo que ouve e não pelo que se apercebe quando lida comigo, então também não merece a minha preocupação.

      Eliminar

Aceitam-se pires de amendoins.