quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Ovo ou galinha musicais

Quando ouvimos uma banda sonora, facilmente associamos um tema a uma determinada cena. Aquele género de música vai para a cena romântica, aquela parte vai para a fuga aventureira, aquele andamento é para o final boss...
Quando ouvimos uma música qualquer, facilmente associamos o que ouvimos a um momento da nossa vida, a uma história nossa inventada, a um evento qualquer...

Associamos, de forma quase uniforme e automática, certas construções musicais a certas situações. 
A minha questão é: quem nasceu primeiro?
É o facto de estarmos habituados a ouvir aquele tipo de música associada àquele tipo de acção que nos faz pensar assim? Ou é a música que, por ser como é, é associada àquela situação?

12 comentários:

  1. Eu acho que é pela música em si. Aquilo que ouvimos desperta em nós sensações que depois associamos a situações. Mas é de facto um boa questão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consigo ter opinião formada. E se os filmes tocassem sempre o "Rise of the Valkyries" na cena de um funeral de uma personagem fofinha?

      Eliminar
    2. pensaria que essa pessoa fofinha teria sido do exército e combatido no vietname lol

      Eliminar
  2. Nascem os dois ao mesmo tempo. A musica que associas ao momento passou, provavelmente, nesse momento.
    Fiz-me entender?? =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem por isso.
      Seja em bandas sonoras com músicas comuns, ou feitas de propósito, o que se verifica é que se faz aquele tipo de música para aquele tipo de cena. A questão é: porque associar aquele tipo de música àquele tipo de acontecimento?
      Não podem ter nascido os dois ao mesmo tempo. Alguém tem que dizer "tens a cena X, vais fazer a música do estilo Y".

      Eliminar
  3. Eu ia escrever o mesmo que a NTW... Mas olha que "agora é que me lixaste"! É uma questão mesmo muito bem colocada :)

    ResponderEliminar
  4. Bem, eu nunca vi o Mahler numa comédia, nem um samba do Chico jovem como banda sonora de um dramalhão psicológico... Algo terão as melodias - de allegro a lacrimoso / lamentoso - que induzem a certos estados anímicos, não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei. Estás a sugerir que é a música em si que leva a determinado estado. Mas eu continuo a achar que também há a possibilidade de termos sido ensinados a achar animado um andamento allegro.

      Eliminar
  5. Penso que será a música associada a uma sensaçao! Isto porque quando oiço uma musica sinto uma determinada vibraçao que me indica para que estado de espirito devo pender :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hmmm... e se nunca tivesses ouvido música na vida? O sentimento seria igual?
      Coca-cola!! Toda a gente gosta de Coca-cola. Mas numa guerra qualquer os prisioneiros de guerra eram violados com garrafas de coca-cola. Porquê garrafas de coca-cola? Porque coca-cola estava/está em todo o lado. Quando libertos, esses prisioneiros sofriam de cada vez que viam um cartaz. Foram ensinados a não gostar de uma coisa associada a algo bom.

      Eliminar

Aceitam-se pires de amendoins.