quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Mau feitio

Surge a notícia de que, pelos vistos, quem tem mau feitio tem uma maior esperança média de vida. De repente, tudo o que é rede social, espaço de comentários e conversa pública enche-se de gente cheia de orgulho a dizer que vai viver imenso tempo e que poderá, eventualmente, ser imortal. Friso a parte do "cheia de orgulho".

Desde quando é que ter mau feitio, ou qualquer outro defeito comummente definido como tal (e, tanto quanto sei, defeito é uma coisa má) é motivo de orgulho e satisfação?
Orgulho é ultrapassar o mau feitio, não congratular-se pelo facto de esse mau feitio lhe trazer vantagens do tipo "mais um par de anos".

Pessoas com mau feitio orgulham-se muitas vezes desse facto, e sorriem sempre que o referem, como se mau feitio e personalidade forte fossem sinónimos. Sorriem e esquecem-se que mau feitio chama-se "mau" por alguma razão. Esquecem-se que esse mau feitio afecta negativamente as pessoas que a rodeiam. Esquecem-se que ser mau e não fazer por ser melhor é sinal de fraqueza.

What's wrong with you, people?

Edição uns minutos depois do post original:
Se calhar não é quem tem mau feitio que vive mais. É o mau feitio que faz com que quem tem bom/neutro feitio viva menos.

16 comentários:

  1. Acho que o problema é haver demasiada gente a confundir mau feitio com personalidade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é mesmo isso. Para se ter personalidade, e personalidade forte, é preciso ser casmurro e mauzão. Pelos vistos...

      E tive mais uma epifania... vou fazer um edit ao post...

      Eliminar
  2. Eu não vou viver mais tempo :)

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Já não posso com isso. Parece que ter mau feitio (ou achar que se tem) é giro, é cool... Eu acordo com mau feitio de manhã e não é bonito :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quando estou numa má disposição (coisa rara), faço logo questão de ou avisar, ou evitar meter-me em grandes meios sociais.
      Orgulho é acordar 99% dos meus dias bem disposto!

      Eliminar
  4. Isso é aquele tipo de gente que adora dizer algumas máximas do género "Tenho uma personalidade forte", "Tenho mau feitio! A mim ninguém me pisa aos calos!", mas falando nisso em alto gabarito, vangloriando-se que são levados da breca... e os outros que os aturem. Mas desde que vi pessoal a glamourizar doenças mentais, glamourizarem o so-called "mau feitio" ainda é o menos... Eu cá acho o termo "mau feitio" muito vago. Mas o que não suporto mesmo são pessoas orgulhosas. Como se o orgulho salvasse ou justificasse o mau feitio. Bah!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o termo é vago mas é suficientemente concreto para que uma pessoa normal não o entenda como coisa boa. E quando ouço pessoas a dizer esse tipo de coisas penso sempre "ah... então precisas de ter mau feitio para ser uma pessoa que não se deixa espezinhar... quer dizer que eras uma formiga se fosses boa pessoa..."

      Eliminar
  5. Também já li um desses magnificos postes sobre o mau feitio e pensei: wtf?? No coments.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. WTF indeed! Esta gente não tem noção?
      Vá... não tem, porque tem meia dúzia de amigos e amigas que diz "nós vamos dominar o mundo" e coisas parecidas.

      Eliminar
  6. Eu concordo é com a revisão que fizeste no fim do post. O que, em abono da verdade, não me é muito favorável. ;) Mas giro, giro é ver pessoas que se vangloriam do tal mau feitio quando nem sequer o possuem... Vá-se lá entender!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah! Sim! Já me esquecia dessas. E uma pessoa diz "não tens nada mau feitio" e elas insistem que têm e nós é que não reparamos.

      Eliminar
  7. Ora aqui está um post muito bem escrito. E, sim, a última parte fez toda a diferença!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Dxani!
      É questão de perspectiva, certamente. Metemos um pouco de Rei Leão cá para o meio e dizemos que é o ciclo da vida. O mau feitio acaba com o bom feitio, e... não... não dá ciclo.

      Eliminar
  8. De que adianta viver mais se estará sozinho, zangado com a vida ou ressabiado? sim, porque mau feitio leva a que as pessoas, as boas, se afastem porque não estão para a aturar merdas dos outros a vidinha toda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... também penso assim, mas que queres? Esta gente gosta é de ser cool e ter um feitio do qual se possa orgulhar mesmo sem ter motivos para tal...

      Eliminar

Aceitam-se pires de amendoins.