sexta-feira, 6 de julho de 2012

Marcação de território

Porque é que a vontade de urinar aumenta de forma exponencial quando uma pessoa está a chegar a casa?
Será o nosso lado animalesco a funcionar? O nosso instinto territorial a dizer que, passadas tantas horas fora, temos que remarcar o nosso ninho, para nos certificarmos que não é invadido por mais nenhum bicho?

14 comentários:

  1. Boa pergunta. É que é mesmo um fenómeno muito estranho. Comecei-me a aperceber disso no momento em que resolvemos por um alarme cá em casa. De cada vez que estou a entrar em casa penso: 'será que se não conseguir desligar o alarme e tiver de ir dizer a palavra-passe à maquineta consigo não fazer xixi pelas pernas abaixo?'


    (Sim, eu estou no 4º ano de medicina e no dia-a-dia digo fazer xixi. É a vida :b)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui... eu se tivesse um alarme para desligar, acho que instalava uma sanita ao lado dele, senão não me aguentava, certas vezes.

      Uuuuh! Xixi, soutora?

      Eliminar
  2. Por acaso, até faz sentido... Os Srs. Cientistas, em vez de andarem aí à procura de busões, podiam era responder a estas perguntas que nos fazem comichão ao cérebro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é o sistema nervoso a funcionar. os esfincteres têm inervação do sistema nervoso autónomo e isso influencia a percepção da vontade que temos em urinar.

      Eliminar
    2. O que faz uma pessoa ter vontade de urinar eu sei. Mas o que faz uma pessoa ficar aflita instantaneamente quando se aproxima de casa? É essa a questão!

      Eliminar
    3. é o sistema nervoso autónomo x) numa situação de alerta para o organismo és capaz de aguentar bem sem ir ao quarto de banho muito tempo porque quem está activo é o sistema nervoso simpático, que diminui a actividade dos órgãos não vitais. numa situação de descontracção funciona o sistema parassimpático, que relaxa os esfincteres.
      O chegares a casa e saberes que já podes ir ao wc funciona como um sensor para o sistema parassimpático predominar sobre o simpático e a vontade de urinar aumenta muito porque começam a relaxar os esfincteres.

      Eliminar
    4. Obrigades p'les esclarecimentes Sô Tôr!

      Eliminar
    5. Falta a referência no final (K., 2012).

      Eliminar
    6. x) sô tôr só daqui a uns anos. e estejam à vontade para me chamar K. :P

      Eliminar
    7. K! (trocadilho foleiro entre o teu nickname e dizer "kay", abreviando "okay"... estou mesmo piadético --')

      Eliminar
  3. A minha vontade surge não apenas quando estou a chegar a casa, mas também quando estou a passar perto de qualquer wc. Ao menos a bexiga tem bom sentido de oportunidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso já deve ser um salto evolutivo. Não só tens que marcar o teu território, como tens que o expandir...

      Eliminar
  4. A minha bexiga é tão territorial que nem quer sair de casa. Sempre que abro a porta tenho de voltar atrás para aliviar a súbita vontade de urinar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, isso comigo também acontece. Tenho sempre que urinar antes de sair de casa, salvo raras excepções.

      Eliminar

Aceitam-se pires de amendoins.