segunda-feira, 18 de junho de 2012

Os pardais estão ali outra vez

- Olha! Lá estão ali os pássaros empoleirados outra vez. - diz-lhe ela, com voz animada, enquanto as suas mãos enrugadas trabalham o croché.
- Acho que devem ser mesmo pardais. - responde-lhe ele com interesse, levantando-se a custo do sofá e levando o corpo velho até ao peitoril da janela.

Não sei bem o que pensar deste tipo de conversa. Por um lado acho querido um velho casal de velhos falar sobre os pardais que todos os dias ocupam o mesmo poiso, aproveitando a simplicidade da vida e das coisas pequenas. Por outro, receio um dia ser eu um dos velhos de um velho casal e não ter nada de mais interessante e profundo para falar com a outra velha metade. Perder-me numa vida longa onde já quase tudo o que havia para ser dito já o foi...

7 comentários:

  1. No outro dia também me passou isso pela cabeça ao ver um casal idoso a passear na rua. E fiquei melancólico porque a minha tendência para me fartar das coisas não será boa a longo prazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho uma tendência enorme para me fartar de várias coisas, mas pessoas não são dessas coisas. Nesse caso tenho quase a certeza que não vão haver fartamentos... O que me assusta mesmo é o ficar limitado a uma vida demasiado simplificada e vazia.
      Quanto ao teu fartamento, é questão de manter a esperança e acreditar naquelas coisas bonitas como "amor eterno"

      Eliminar
  2. Se assim for a minha imagem de perfil não terá que mudar muito:)

    (um comentário estranho mas simples! Isto apega-se!)

    ResponderEliminar
  3. Seria muito bom sinal se conseguíssemos chegar à velhice a lidar com as coisas simples da vida. A mim, não me assusta nada pensar nisso. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que me assusta não é lidar com as coisas simples. É SÓ lidar com as coisas simples. O que te assusta em relação à velhice, se é que algo que assusta?

      Eliminar
  4. A mim assusta-me perder a memória, isso sim assusta-me! Pior do que falar de pardais é chegar a um ponto em que não se sabe que são pardais.

    Sabes que a simplicidade é um conceito variável, certo?

    ResponderEliminar

Aceitam-se pires de amendoins.