sábado, 4 de fevereiro de 2012

Memórias da primária, ou aventuras dos seis anos

Nos tempos idos da escola primária, eu e o meu grupo de amigos, uma espécie de Power Rangers do recreio, reparamos no comportamento atípico de uma rapariga, durante o intervalo.
Alta, magra, com ar de quem tinha idade para andar no ciclo, cabelo pelos ombros sempre meio despenteado. Tinha por hábito não só comer o resto do lanche se este lhe caía ao chão, como também comia as cascas de laranja. Chamava-mos-lhe a "Venenosa". 
Do alto da nossa maturidade de primeira classe, passávamos junto dela e gritávamos a plenos pulmões "Eeeeeeeeh Venenoooosaaaaaa!". E desatava-mos a correr para os melhores esconderijos do recreio da escola. Creio que um de nós uma vez terá sido apanhado por ela. Afinal, as pernas dela tinham o dobro do tamanho das nossas... Mas não me lembro bem quem foi o infeliz e o que lhe aconteceu, se é que algo aconteceu.
Entretanto, já nem era preciso gritarmos junto dela. Bastava avistar-nos que começava a correr atrás de nós. E  lá nos despachava-mos a ir para trás deste ou daquele sítio, gritando o seu "nome" pelo caminho.

Desapareceu. Possivelmente lá foi para o quinto ano...

Vi-a anos mais tarde, andava eu no oitavo. Pelo menos penso que seria ela... Alta, magra, cabelo pelos ombros meio despenteado, sem laranja.

2 comentários:

Aceitam-se pires de amendoins.