sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Os WCs e a igualdade de direitos entre sexos

Desde pequeno que me questiono sobre a ética de quem faz e quem compra sinais que indicam quartos-de-banho públicos. Quando contêm letras, estas são sempre as mesmas: "H" para o lado masculino, "S" para o lado feminino.

Na minha cabeça da altura, e na minha cabeça actual, nunca percebi porque é que uns são homens e as outras não podem ser mulheres, mas sim senhoras. É assim tão mau dizer "mulher"? Ainda vivemos naquelas épocas em que as mulheres tinham que ser tratadas como ladies

A minha tormenta acabou quando, outro dia, me dirigi ao WC de um café e me deparei com duas portas, uma com uma placa com o desenho de um homem, outra com o desenho típico de mulher, com a saia triangular. Ambas as placas tinham um "S". Senhoras para um lado, SENHORES para o outro. Sorri e senti que o meu dia foi ganho naquele momento.

5 comentários:

  1. Senhores é muito mais agradável... Mas ainda assim, não há desenho que não me faça baralhar, acontece-me mais do que aquilo que eu desejaria entrar na casa de banho dos senhores, sou distraída mesmo! E já cheguei a reclamar com um senhor que estava na casa de banho das meninas :p
    Só não me engano nas dos Shopings porque aquelas cores berrantes rosa de um lado e azul do outro... Não como enganar!

    ResponderEliminar
  2. um escocês cá é que se vê tramado para escolher a casa de banho.

    ResponderEliminar
  3. @ Catarina
    Por acaso, ou eu tenho muito jeito a discernir o que vai na mente dos artistas que desenham sinais de WC, ou então tenho muita sorte. Só me enganei uma vez, se não me engano, em Serralves. Os símbolos eram uns riscos estranhos nas portas.

    @ João
    Mentira. Porque certamente que de um lado tem um boneco com uma saia normal, no outro lado tem um boneco com uma "saia" com padrão axadrezado.

    ResponderEliminar
  4. De facto sempre foi uma coisa que me fez espécie. Todavia, há uns tempos vi uma priceless, certamente de um tipo ressabiado. Nesse estabelecimento, podia ler-se em letras garrafais: "CAVALHEIROS" e "GAJAS".

    O que eu me ri.

    ResponderEliminar
  5. Realmente, essa está demasiado boa!! Mas ainda assim os WCs que prefiro são aqueles que são indicados não por letras, mas por desenhos ou outras coisas originais. Conheço um sítio que tem um manequim de loja de cada sexo colado na respectiva porta. Outro sítio tem um sapato de mulher na porta do delas, e um de homem, na do deles.

    ResponderEliminar

Aceitam-se pires de amendoins.