domingo, 13 de novembro de 2011

Escrito versus falado

Acho que sou muito mais interessante quando comunico por via escrita do que em conversa de voz. O conteúdo deste blog pode não o comprovar, mas é a verdade.
Não sou fã de chamadas telefónicas, não sou propriamente eloquente quando falo e a conversa torna-se ainda menos interessante se lhe adicionar-mos um sotaque não muito elegante e uma dicção que às vezes teima em não ser das melhores.
A realidade é que, mesmo em conversas de mensagens instantâneas, as minhas respostas imediatas são muito mais válidas/interessantes/convincentes/divertidas/acertadas/etc. do que se estivesse a ter exactamente a mesma conversa, mas falada. Acho que o meu cérebro tem uma melhor ligação com a ponta dos meus dedos do que com a "ponta da língua". O facto é que, na minha cabeça, a conversa funciona exactamente da mesma maneira... o problema é que a tradução da conversa da cabeça para a conversa real ocorre de maneiras diferentes se for falada ou escrita.

7 comentários:

  1. ao escreveres tens muito mais tempo para pensar no modo como vais dizer algo, comparado à fala.

    ResponderEliminar
  2. É comum pensar assim, por isso é que referi as conversas via "mensagem instantânea". A resposta certa sai com o tempo de escrita de uma frase (e eu até me considero de escrita rápida).

    ResponderEliminar
  3. Eu consigo ser mais verdadeira nas palavras escritas. :)

    ResponderEliminar
  4. Eu não digo que seja mais verdadeiro, mas exponho melhor aquilo que penso, o que poderá ser quase a mesma coisa do que ser mais verdadeiro, dependendo das situações.

    ResponderEliminar
  5. Tens sotaque? De onde? Na escrita exprimes-te mais, pelo menos eu sou assim :) Mas sou muito mais emotiva a conversar, mas quem me conhecer pessoalmente diz que a minha escrita traduz exactamente aquilo que eu sou... Comprava quem me conheceu daqui do mini mundo que é este:)

    ResponderEliminar
  6. @ annie.
    Pois claro... uma lindeza!

    @ Catarina
    De Paços de Ferreira. Na escrita não me exprimo mais, exprimo-me melhor. Mas consigo ser igualmente emotivo, creio eu.

    ResponderEliminar

Aceitam-se pires de amendoins.