quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Ser-se maior

Por vezes, penso que se é maior quando se sabe ser mais pequeno do que quando se tenta manter a superioridade a que temos direito.

Quer queiramos, quer não, somos arrastados para hierarquias em grande parte daquilo que é a nossa relação com pessoas além daquele indivíduo no espelho. Nem sempre as hierarquias são correctas, nem sempre a pirâmide tem um ângulo agudo no topo, nem sempre os níveis estão assim tão separados uns dos outros... mas existem.
E por vezes os de lá de cima podem querer impor-se injustamente sobre os de lá de baixo e é aí que os pratos da balança começam a abanar e a dúvida surge:
Quando é que se é realmente superior? Quando se luta conta a superioridade duvidosa dos outros? Ou quando se sabe ser pequeno e manter as ideias grandes?

Por vezes, limitar-mo-nos à nossa pequenez é sermos mais inteligentes... maiores...

8 comentários:

  1. Sem dúvida!
    Superioridade imposta para mim não merece tanto respeito como a superioridade obtida através de boas ideias e trabalho árduo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou tão extremo. Por vezes tem que haver alguém superior obrigatoriamente, e por vezes essa superioridade terá que ser imposta quando não há outra forma de destacar alguém. Mas uma coisa é alguém fazer de uma pessoa superior, outra é a própria pessoa fazer de si superior.

      Eliminar
  2. Concordo!
    Quantas vezes nos calamos não porque nos faltam as palavras, mas porque pura e simplesmente não vale a pena entrar em discussões com quem é (ou se acha) maior do que nós?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes não vale mesmo a pena. Por vezes somos mais inteligentes se soubermos jogar o jogo do gato e do rato... mas tendo em conta que poderemos ser o Jerry contra um grande Tom.

      Eliminar
  3. Bem...se tu soubesses o quão pertinente este teu texto é na minha vida nem acreditavas. É inacreditável uauuuu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar é pertinente na vida de muita gente ao mesmo tempo. O que não falta é a constante presença de gente "grande".

      Eliminar
  4. A superioridade imposta pela própria pessoa não é lá grande coisa. É preciso essa pessoa realizar algo que lhe dê o direito à superioridade.

    Eu nunca vou ser superior a alguém. Só tenho 1,65m.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou relativamente brando relativamente à importância que se dá às hierarquias, ou seja, não sou daqueles que diz que temos que ser todos iguais. E entendo que, por vezes, haja necessidade de superioridade auto-imposta... mas há que ser inteligente o suficiente para não fazer disso um defeito.

      Eliminar

Aceitam-se pires de amendoins.