segunda-feira, 26 de março de 2012

O uso daquilo a que chamo o "Livro nas trombas"

Eu sou daquelas pessoas que usa o Facebook para aquilo que ele serve na sua forma mais básica: conhecer pessoas novas e manter contacto com as pessoas antigas, ponto final. Como é óbvio tenho algumas informações privadas ao público em geral, mas são poucas. Ninguém me obriga a publicar nada do que publico por isso não me parece que faça sentido esconder muita coisa, no entanto a privacidade de cada um é isso mesmo... até aí tudo bem.

O que não compreendo é gente que partilha em blogs e sites e por aí na net ligações para o seu perfil pessoal na dita rede social e esse fantástico perfil, para gente não-amiga, consiste num mural bloqueado, numa foto de perfil de algo que não o dono, em informações como "masculino" e "solteiro" e.... nada mais.
O que é que seres sociais deste género procuram com isto? Apenas informar ao mundo que têm um perfil? Amigos que surgem de um desespero por ver o contador de amizades aumentar mais um bocadinho? 

8 comentários:

  1. O Facebook a mim (e de notar que eu não tenho perfil no Facebook, por isso posso estar enganado) parece-me uma espécie de substituição da blogosfera, só que em vez de escreveres para um punhado de amigos e conheceres gente nova ao longo do tempo, no Facebook partilhas opiniões e acontecimentos com TODA A GENTE que conheces, conheceste e alguma vez conhecerás.
    Aquilo que falas é capaz de ser gente a fazer uma pobre transição entre um meio e o outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma blogosfera para quem usa a blogosfera como um diário. No fundo é um bocado isso. No entanto a base daquilo é mesmo fazer e manter amizades, ao passo que a base da blogosfera é uma pessoa escrever para meia duzia ou meio milhão de leitores que podem ou não conectar-se com o autor.
      Talvez seja mesmo isso que falas: uma pobre transição.

      Eliminar
  2. Curiosamente, nunca utilizei o facebook para estabelecer novos contactos, apenas para reencontrar antigos e manter-me em contacto com os novos
    e falar com os meus avós, que por norma utilizam o Skype, mas como não me dou muito bem com o Skype, obriguei-os a criar a conta de facebook, porque como é óbvio é muito mais fácil eles adaptarem-se a uma nova ferramenta informática do que eu fazer as pazes com o Skype :D Brincadeira),

    voltando aos novos contactos, nunca utilizei para estabelecer novos contactos, uma coisa é estabelecer novos contactos aqui, onde se conhecem as pessoas pelas verborreias mentais, outra coisa é conhecer as pessoas pelo quadradinho onde têm a sua imagem...

    E comigo é assim, para envolvimentos é importante a aparência como é óbvio a primeira impressão vende mais, mas para conversar e trocar impressões e explicar como se tiram as letrinhas no blogger (:ppp) isso já requer pessoas inteligentes, de humor requintado de ironia simples antes da aparência :)

    Há dias pela primeira vez decidi aceitar um convite de um moçoilo que até vive perto de mim (eu não disponibilizo a minha morada, foi coincidência) mas que nunca vi na vida, nem mais gordo nem mais magro, e resolvi perguntar-lhe se por acaso me conhecia, tentando saber se eventualmente já não me lembrava dele (difícil esquecer alguém com aquela aparência, resta saber se a imagem era mesmo dele), do outro lado disse não me conhecia. E fiquei a saber que para ele conhecer pessoas via facebook era uma coisa normalíssima...

    Eu... Sempre a aprender :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que são tipos de conhecimentos diferentes. Conhecer pessoas através dos blogs (em especial através de ensinamentos como "how to tirar letrinhas dos comentários") é algo que acontece de uma maneira menos "realista" um pouco. Só estabeleces contacto se a pessoa te interessar, a partir do que ela escreve, ou seja, já vais com um conhecimento prévio de como é essa pessoa. No Facebook, apesar de toda a gente ter exposto aquilo que gosta e não gosta, normalmente o contacto estabelece-se antes de se saber como a pessoa é. Quase como na vida real, em que só sabes se a pessoa é interessante depois de falares com ela.

      As minhas perspectivas iniciais em relação a amizades nascidas no Facebook sempre foram reduzidas, mas a verdade é que já fiz um punhado de bons amigos. É questão de sorte.

      Eliminar
  3. querem ter mais amigos para aumentar o e-estatuto.

    internet é negócio sério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O e-estatudo via Facebook aumenta-se de duas maneiras:
      - foto de perfil com grande decote
      OU
      - foto de perfil a mostras os abdominais definidos.

      Eliminar
  4. já que é assim, manda o link do teu face! ahahaha

    ResponderEliminar

Aceitam-se pires de amendoins.