terça-feira, 17 de setembro de 2013

Menino bonito

Todos se lembram de ter as mães a dizer que somos meninos bonitos se comermos a sopa toda e de reclamarem que se fizermos asneiras somos feios.
Hoje dei por mim a questionar se este tipo de metodologia educativa será boa ou má. Será que faz com que, desde pequenos, a beleza seja logo incutida como algo importante, fazendo com que no futuro a pessoa seja vítima (com maior ou menor intensidade) da moda? Ou é algo mais profundo do que isso e faz com que uma criança cresça a saber que o que interessa é a beleza interior, causada pelas boas acções (como comer a sopa toda)?

15 comentários:

  1. A minha mãe conta muitas vezes que a primeira coisa que disse quando me viu acabadinha de nascer foi "ai que a minha filha é tão feia". Portanto, a modos que cresci a comer a sopa toda para tentar compensar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu pai disse que eu parecia um velhote. Não há sopa que me salve disso, no entanto, ainda hoje dificilmente me dão mais de 20. O Estranho Caso de Rui Pi.

      Eliminar
  2. Eu aposto na segunda opção... Só porque nunca cai nessa historia dos olhos ficarem mais bonitos com a cenoura, ou eu ficar mais bela com a sopa toda comida... xD Uma incrédula, eu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade é que comer muita cenoura faz com que a visão melhore um pouco, especialmente a visão nocturna. Também não acreditavas, portanto, naquela cena de que tirar macacos do nariz deixava o teu nariz deformado ad eternum.

      Eliminar
    2. Ver melhor não significa ter olhos mais bonitos lol
      E nunca na minha vida ouvi falar do nariz deformado O.o mas a verdade é que um dos meus primos nunca na sua vida (tem 13 anos) tirou macacos do nariz - por nojo - e hoje em dia tem um narizinho perfeito, perfeito ahahah

      Eliminar
    3. Mas quando és criança importas-te lá com a qualidade da visão. Vês sempre bem até ires pela primeira vez ao oftalmologista, quando a tua mãe repara que estás colada à TV. Olhos bonitos é good enough.

      Se calhar é por isso que eu tenho este narigão... humpf. Malditos macacos!

      Eliminar
  3. A mãe do Paulo Portas dizia-lhe:
    Paulinho, ou comes a sopa, ou apanhas no cu.
    O gajo nunca mais comeu sopa. xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que funciona como a história de enfiar do dedo no nariz?

      Eliminar
  4. Como educadora/professora q sou não acho q seja a melhor maneira de fazer uma criança comer a sopa. Come (e cala-se).
    E sabes q agora já há sopas marca "Hello Kitty"? O problema é para os meninos. Ainda não inventaram da marca "Cars"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Estou familiarizado com o comer e calar sem questionar, mesmo que seja um comer e calar metafórico.
      Sopa da Hello Kitty? O mundo está perdido...

      Eliminar
  5. Tanta confusão!!!
    O que interessa é comer a sopa toda para não se ficar doente e não se ter que perder dias de trabalho e gastar dinheiro nos médicos!:)

    ResponderEliminar
  6. Não é isso! Dizem isso quando somos pequenos que é para "despachar". Se te dissessem "come a sopa toda para seres feio!" Comias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende da quantidade de porrada que eu fosse levar se não comesse...

      Eliminar

Aceitam-se pires de amendoins.